quinta-feira, 31 de março de 2011

Primeiras Impressões – Endgame

por Adriel Santos Santana

O plot de Endgame possui todos os elementos necessários para tornar uma série do seu tipo interessante: um mestre enxadrista que soluciona crimes usando sua inteligência superior. Infelizmente, a execução da trama e o trabalho realizado pelo elenco principal deixaram a série muito abaixo do seu potencial.

Spoilers Abaixo:

Shawn Doyle, ator que interpreta o protagonista da série Arkady Balagan, é ficha marcada em Hollywood e nas séries americanas. Algumas dessas produções para a TV foram Lost, Lie To Me, Terriers, 24 e CSI. Portanto, era uma boa aposta esperar dele uma atuação que agisse como porto seguro dentro do elenco. Só que durante o piloto, ele até que tenta, mas o problema fica por conta do seu personagem, que o impede de fazer muita coisa. Fato é que a grande falha da série reside justamente em uma das características principais do show: a síndrome do pânico que afeta o ex-campeão de xadrez.

Por não conseguir sair do hotel onde reside há meses desde que sua esposa sofreu um atentado terrorista, a maneira encontrada para burlar essa situação foi criar cenários imaginários onde o protagonista explora os dados sobre o crime em foco. A questão é que por mais que essas situações tenham até certo tom agradável de humor, elas não conseguem ser tão interessantes quanto vê-lo de fato no local do crime. E justamente por não ter como mostrá-lo nesses locais, outros personagens têm que cumprir com esse papel. Levando-se em conta que eles não possuem tanta simpatia quanto o protagonista, a série perde parte do seu brilho nesses momentos.

Um ponto que me incomodou é que o xadrez (esporte o qual sou praticante) é sempre usado de forma referencial, mais como plano de fundo para desenvolver outras tramas. O uso da inteligência de Arkady só lembra o raciocínio do jogo secular somente quando ele imagina possibilidades mais prováveis. Assim, da mesma maneira como um jogador de xadrez faz para selecionar as melhores jogadas, o personagem escolhe os cenários e os motivos mais prováveis para buscar uma solução para o crime da semana.

O elenco é composto por alguns atores novatos e outros mais experientes, mas também sem grandes papéis na carreira. Melanie Papalia interpreta a irmã da noiva de Arkady, Pippa; Patrick Gallagher é Hugo, chefe de segurança do hotel; Torrance Coombs é o universitário Sam, que é viciado em xadrez e admirador de Arkady; Katharine Isabelle é a bartender Danni, que trabalha no bar do hotel onde o mestre enxadrista costuma beber vodca; Carmen Aguirre é a camareira Alcina, que costuma ajudar Arkady na resolução dos crimes; e Veena Sood é Barbara, a gerente do hotel, que deseja despejar do lugar o quanto antes o protagonista da série.

Talvez a série consiga superar essas dificuldades com um roteiro mais conciso e com casos mais desafiadores, mas isso não muda o fato de que seu piloto não consegue empolgar. Sinceramente espero que ela mostre até o fim desta temporada que é capaz de tornar real todo o seu potencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário