quinta-feira, 31 de março de 2011

…E a 5ª Temporada de Mad Men? (Post Atualizado)

Os fãs ainda não sabem quando poderão ver os episódios da quinta temporada de uma das séries mais aclamadas da última década. As negociações entre o canal AMC, a produtora Lionsgate e o produtor e criador Matthew Weiner continuam emperradas. Muito embora, recentemente, a imprensa americana tenha divulgado que estavam prestes a chegar a um acordo, existem três itens que dificultam a finalização do mesmo.

Segundo a imprensa, cada empresa deseja uma fatia maior do bolo, o mesmo valendo para Matthew Weiner que, se tudo der certo, deverá se tornar o produtor mais bem pago da TV a cabo. No entanto, para que cada um dos envolvidos possam engordar suas contas bancárias, o canal AMC e a produtora Lionsgate estão tentando convencer Weiner a aceitar três imposições na produção de “Mad Men”.

A primeira: integrar divulgação de produtos na narrativa da série. Mesmo sendo uma história situada no universo da propaganda, Weiner nunca aceitou a inclusão de anúncios de produtos dentro da trama de forma que interferissem na construção das cenas, como normalmente ocorre na maioria das séries. Por exemplo: quem se lembra do episódio de “A Família Soprano” no qual Carmela ganha um carro do marido? Ou, um episódio de “Weeds” no qual as crianças vão ao supermercado com o Tio Andy e discutem se devem ou não levar um salgadinho (acho que era isso) favorito do pai, que morreu? Isso é propaganda de produto dentro da narrativa de uma série. Não se trata apenas de colocar no cenário algum item que está sendo divulgado.

A segunda imposição do canal e da produtora é: eliminar dois minutos da duração de cada episódio para aumentar o número de comerciais. Weiner já enfrentou essa questão na terceira temporada. O produtor saiu vencedor na disputa, será que conseguirá novamente?

A terceira questão é: o canal e a produtora querem eliminar dois personagens fixos para reduzir os gastos com salários. Este é o mais grave dos pedidos, ao meu ver, pois interfere diretamente na construção da história e dos personagens, alterando o rumo daquilo que foi planejado anteriormente (visto que Weiner disse em entrevistas já ter pronta na cabeça a história da quinta temporada).

Segundo Weiner, esses pedidos nada mais são que a tentativa do canal e da produtora de reduzir a série a um produto barato (em todos os sentidos). Se ceder uma vez, Weiner terá de ceder quantas vezes as empresas envolvidas acharem necessário para manter o lucro desejado.

Acredita-se que um acordo seja firmado até o mês de abril, o qual poderá dar à série mais duas temporadas. No entanto, não há previsão de quando os episódios estarão prontos para exibição. Normalmente, as estreias das temporadas de “Mad Men” ocorrem em julho, nos EUA. Com certeza esse ano será diferente; talvez em setembro ou outubro.

Enquanto isso, no Brasil, a HBO exibe os episódios da quarta temporada e a Universal, que detém os direitos de distribuição da série em DVD na América Latina, já lançou a segunda temporada.

Adendo (29/03/2011 – 14h10)

Em função das informações que vazaram para a imprensa sobre as negociações entre as partes, o canal AMC oficializou a renovação da série para a quinta temporada, que deverá estrear nos EUA em 2012. Com um orçamento em torno de 2.5 milhões de dólares por episódio, foi oferecido a Weiner cerca de 30 milhões para continuar a trabalhar com a série nos próximos três anos.

O contrato proposto estabelece mais duas temporadas: a quinta e a sexta, com opção para ser estendido para uma sétima temporada. Isto não significa que a série já estaria renovada para a sexta temporada; apenas que o produtor teria compromisso de continuar com a série caso ela seja renovada, sem alteração dos termos pré-estabelecidos. Apesar do anúncio do canal, as negociações relacionadas aos itens mencionados na postagem continuam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário